Pterodáctilo Cor-de-Rosa

Um pouco de tudo, de tudo um pouco. Jornalismo. Poesia. Literatura. Revistas. Televisão. Cinema. Crítica. Livros. Cultura. Política. Esportes. Tudo o que diz respeito à vida inteligente!

Tuesday, November 11, 2008

Mosca Branca

Mosca branca é o nome que popularmente se dá a alguma coisa difícil de se achar, a uma raridade. Fico pensando que as moscas brancas começam a se tornar um paradoxo: na medida em que mais coisas começam a se tornar raridade, a ocorrência de moscas brancas ameaça se tornar uma coisa banal. 

Coisa que na antiguidade eram normais, hoje se tornam raridades. Para encontrar moscas brancas basta examinar qualquer lista de animais ameaçados de extinção. Mas não fica por aí, a lista contém também comportamentos, atitudes, modos de ser. Imagine o quão difícil é encontrar alguém que ainda confie no "fio do bigode", mais raro ainda: quem tenha ou honre o fio de bigode.

Pessoas honradas, de palavra, honestas, íntegras, com valores morais, todos estes tipos podem ser incluídos em qualquer lista de ameaçados de extinção, são verdadeiras moscas brancas. Lembro da época dos chamados ritos de passagem e lembro que não existem mais passagens, tudo se tornou uma massa disforme e uniforme.

Entende o que eu digo? Meninas não se transformam em moças, moças não se transformam em mulheres. Essas são fases de um passado distante, as coisas, as pessoas perderam essa capacidade de progressivamente  amadurecer, nascem verdes e, repentinamente, amadurecem, alguns já apodrecem.

As cabeças estão cheias, lotadas, repletas de um assustador vazio. Não há mais o pensamento racional, a lógica ou um sentimento de humanidade, de unidade. É um todo composto de nenhum. Insetos... moscas brancas...

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home