Pterodáctilo Cor-de-Rosa

Um pouco de tudo, de tudo um pouco. Jornalismo. Poesia. Literatura. Revistas. Televisão. Cinema. Crítica. Livros. Cultura. Política. Esportes. Tudo o que diz respeito à vida inteligente!

Sunday, November 12, 2006

Técnica irritante de propaganda

É o óbvio, o ululante, qualquer negócio - como diz o próprio nome - não se destina a fazer caridade, o objetivo geral das sociedades mercantis é obter lucro. Ponto. Resguardado esse objetivo maior e geral, há negócios que além de ter o lucro em mente são obrigados a se ater a outros, ditados pela ética, ou por exigências que vão além dos aspectos legais. Assim, um hospital pode não ser uma instituição filantrópica, mas não se entende que negue socorro a um paciente à beira da morte, mesmo sem se ater ao aspecto financeiro.

De outra sorte são outros tipos de negócios, cuja finalidade é uma e somente uma: obter lucro. Estão enquadrados nesses os bancos e as instituições financeiras, que não fazem negócios por ética, por benemerência, nem por qualquer outra razão que não seja visando a obtenção dos lucro.

Falo disso em face dessa nova - nem tão nova - técnica de propaganda, de narrar uma longa e envolvente história na tentativa de mascarar o objetivo, que me desagrada totalmente. Tem cheiro de propaganda enganosa! Não acredito em bons princípios, em benemerência e em bom coração de banqueiro. Acho que bancos visam o lucro e ponto. Nem estou dizendo que devam ou que deveriam visar a outra coisa; só acho que tentar mascarar esse objetivo é tentar "dourar a pílula", é fazer propaganda enganosa.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home